IDR-PR leva à ExpoLondrina 2024 vitrine do Biogás e do Biometano







Organizada pelo instituto em parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Sociedade Rural do Paraná, a vitrine recebe empresas, produtores rurais e escolas


Um dos espaços mais visitados na Via Rural Smart Farm, durante a ExpoLondrina 2024, é a Vitrine do Biogás e do Biometano.


Organizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a unidade expositiva de energias renováveis tem o objetivo de incentivar que os laticínios, frigoríficos e produtores de proteína animal locais façam adesão ao tratamento de dejetos para geração de energia, seja com biogás ou biometano, como explica o Antônio Ricardo Milgioransa, que faz parte da equipe técnica de execução do RenovaPR. 


“Aqui na Expo, estamos apresentando um vídeo sobre a vitrine do biogás e biometano e o Digestato. Faz três anos que trabalhamos no programa de energias renováveis do estado do Paraná e temos mais de 8 mil projetos já implantados com subsídios do governo por exemplo para energia fotovoltaica solar, com mais de R$1,5 bilhão de investimento”, explica Antônio. Segundo ele, só no caso da energia solar, são mais de 30 mil propriedades rurais beneficiadas, tendo um movimento econômico de mais de R$ 4,5 bilhões. “E isso não só movimenta toda a economia, mas também trabalha a questão da sustentabilidade, de usar a energia racional”, explica.


A vitrine também visa expor alternativas para diminuir a poluição, com a redução do uso da lenha, por exemplo. “Nós temos que dar uma resposta para a sociedade enquanto governo do estado do Paraná, secretaria da Agricultura do estado e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o IDR-PR, juntamente com as universidades, que é o caso da UEL aqui presente. Então é uma consciência, é uma mudança de matriz energética e pensando na questão do hidrogênio verde”, explica Antônio.


A estudante Ingrid Braz, de 16 anos, conta como foi sua experiência ao assistir o vídeo apresentado. “É muito interessante, porque transforma o gás metano, que pode fazer mal ao meio ambiente, em energia sustentável. Então ele nos ajuda e serve como combustível para muitos veículos e eles vão funcionar perfeitamente”, diz. 





Via Rural Smart Farm


A Universidade Estadual de Londrina mantém um espaço anual na ExpoLondrina, em parceria com o IDR-PR. São 11 mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural Smart Farm. O espaço concentra a participação de profissionais da extensão rural, pesquisas e negócios. Cada unidade expositiva apresenta projetos, programas, inovações e tecnologias relacionadas a alguma atividade agropecuária.


A professora Dra. Zilda Andrade, Pró-Reitora de Extensão da UEL e membro da coordenação da Via Rural, explica que o objetivo dessa parceria é demonstrar que a universidade e vários órgãos do estado podem trabalhar em parceria para o desenvolvimento do produtor rural e das empresas em geral. “É levar conhecimento, tecnologia e buscar quais são as demandas desses produtores rurais e das organizações. É a ciência, por meio dos institutos e da universidade, a serviço do homem do campo”, conclui


Texto: Julia Santaguida, 4º ano de Jornalismo

Revisão: Professor Roberto Mancuzo