Unidade de Grãos explica técnicas sustentáveis aos agricultores

Técnicas são ministradas na unidade do instituto na Via Rural, durante a ExpoLondrina 2023

A unidade “Grãos sustentáveis e manejo de solos e água", da Via Rural, na ExpoLondrina 2023, está com a exposição de alguns cultivares desenvolvidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). Sob supervisão do engenheiro agrônomo Renan R. Bazan, a unidade mostra ao produtor rural diversas técnicas biossustentáveis que visam o manejo e a conservação dos solos, sobretudo para os produtores que trabalham com grãos. 


Unidade fica no início da visitação ao espaço da Via Rural


Entre as técnicas estão o manejo de pragas, que realiza o monitoramento de insetos e outros organismos, para identificar o momento para fazer uso de inseticidas e, com isso, economizar em até 50% o uso de defensivos agrícolas. Além disso, é explicado o uso de plantas de coberturas e o controle sistema de alerta de ferrugem. Esse último é baseado na coleta dos esporos da ferrugem asiática da soja, a principal doença que acomete a cultura. "Nós temos aqui um sistema que o IDR-Paraná oferece aos agricultores o monitoramento desse fungo", comenta Renan Bazan. 


O equipamento é o coletor de esporos, no qual é inserida uma lâmina microscópica que gira com o vento. Conforme os esporos, que são carregados pelo ar, vão sendo depositados na lâmina, é realizada a troca e verificado no microscópio se há presença de fungo em circulação no vento.


Equipamento coleta os esporos da ferrugem asiática da soja


Assim, é possível ao agricultor decidir se faz ou não o controle desse fungo para que a doença não se propague. “Isso vem sendo trabalhado há mais de quatro anos e os nossos resultados geram uma economia de fungicidas na faixa de 35% a 40%”, explica o  engenheiro agrônomo.


Apesar de ser voltado para o agricultor rural, Bazan afirma que a unidade também visa atingir outros públicos. “Hoje se tem uma imagem muito negativa da produção de grãos, que seria  uma produção que degrada o meio ambiente. Mas, os agricultores quando bem orientados, fazem uma produção sustentável.”


Engenheiro agrônomo Renan Barzan, do IDR- Paraná


Oficinas 

Na próxima semana, três oficinas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Renan Barzan,  de segunda (10) à sexta (14), em três diferentes horários, na própria unidade expositiva da Via Rural. Às 13h, haverá uma oficina com o tema “Uso de inoculantes a base de rizobactérias promotoras de crescimento (RBPC)”. Às 14h30 passa para a de “Manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja”. Ambas com uma hora e meia de duração. Por fim, das 16h às 17h haverá a oficina "Uso de sensores na avaliação da umidade do solo em diferentes sistemas de produção de grãos". Para participar é necessário realizar a inscrição pelo site: http://200.201.27.34/IDR-Eventos/Inscricao/index.php.


Thiego Bitencourt, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.