Técnicas para produção de leite são demonstradas na Via Rural

Unidade tem um protótipo em tamanho real de uma vaca leiteira, em que são apresentadas técnicas de ordenha, tanto manual quanto mecânica


A bovinocultura de leite é o destaque da Unidade 23 da Via Rural, na programação da ExpoLondrina 2023. O espaço conta com a presença de representantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a cadeia produtiva do leite (INCT-Leite), com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a coordenação do professor Amauri Alcindo Alfieri. A unidade tem também a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), com foco em produtores familiares de leite e do Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira (GEBOL) da UEL, sob a responsabilidade da professora Ana Maria Bridi.



O INCT é um órgão focado no desenvolvimento de pesquisas em todo o país vinculado ao Governo Federal. Com diversos projetos em andamento na UEL, um deles é destinado a prestar assistência aos produtores de leite, conforme a sua demanda, com a participação de estudantes dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária. Os produtores têm acesso a informações sobre reprodução e nutrição do rebanho, métodos sustentáveis para o bem-estar animal e soluções tecnológicas para o mercado do leite.


Ana Karolyne Alves Miguel, estudante de Veterinária da UEL, explica que a intenção do projeto é aproximar os estudantes de demandas reais do dia-a-dia da produção leiteira. “Quando observamos uma propriedade, temos a visão da produção como um todo, não só do animal mas de toda a cadeia do leite”.

Outra atração da unidade são os bezerros, que chamam a atenção dos visitantes. Também está presente um protótipo em tamanho real de uma vaca leiteira, em que são apresentadas técnicas de ordenha, tanto manual quanto mecânica, e ações de higiene necessárias durante o processo, para prevenir doenças tanto no animal quanto nos consumidores do leite.


Kelly Molin de Almeida, representante do IDR Ibiporã, que recebe os visitantes e demonstra as técnicas aos produtores, lembra da importância do consumo de leite e seus derivados. “Principalmente para crianças, adolescentes e idosos, o consumo de leite é muito importante por conta das suas vitaminas e minerais”. Ela também lembra do destaque do Paraná na produção leiteira. O estado é o terceiro maior produtor do país com 3,9 bilhões de litros por ano. Dessa produção, 86% é proveniente de pequenos produtores.


André Ludwig, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi