Seminário Estadual de Aquicultura chega à 20ª edição

Com o intuito de auxiliar a piscicultura, a programação do evento, na ExpoLondrina 2023, conta com sustentabilidade, inovação e transferência de conhecimento


Sustentabilidade, inovação e transferência de conhecimento marcaram a 20ª edição do Seminário Estadual de Aquicultura, realizado nesta terça-feira (11) na programação da ExpoLondrina 2023. A realização do evento é do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Sociedade Rural. 

Entre as autoridades que participaram da abertura, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX-UEL), a professora Zilda Freitas de Andrade. Ela agradeceu a parceria e falou sobre a importância da universidade na ExpoLondrina.. “Com a universidade, como órgão de ciência, assim como o IDR, com a extensão rural, nós podemos demonstrar como é possível o investimento na área do produtor e no desenvolvimento da nossa discência.”

O presidente do IDR, Natalino Avance de Souza, destacou a competência do Paraná no mercado de tilápias e ressaltou a importância do evento. “Quando as instituições se reúnem numa festa como essa, para discutir aspectos técnicos, isso faz a diferença”, comenta Souza.


A primeira palestra abordou o tema "Manejo de inverno para produção de tilápias em tanques escavados", com o engenheiro de pesca Renne Fagundes Brito. Logo em seguida, Sérgio Malavazi, gerente nacional de Aquicultura das Rações Supra, abordou a "Nutrição associada ao manejo para melhorar o custo de produção: desafio constante". 

Já, a terceira palestra foi realizada com o tema “Sustentabilidade ambiental na piscicultura”,  ministrada pelo professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ricardo Pereira Ribeiro. A última palestra foi ministrada pelo Médico veterinário do IDR André de Moura Victorio, que explorou o tema “Diagnóstico em segurança hídrica e sustentabilidade na apicultura do oeste paranaense”. Antes do encerramento, também houve debate sobre os temas abordados em forma de mesa redonda.


Thiego Bitencourt, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.