O Programa Paraná Energia Rural Renovável conta com uma unidade expositiva na Via Rural 2023; entre as fontes renováveis estão biogás, solar e eólica
“A gente visa levar ao pequeno produtor rural, através do arrendamento, para construção de usinas fotovoltaicas ou com o próprio investimento do produtor.” A informação é de Rafael Prochet, agente de uma das empresas integradoras presentes na Unidade 14, da Via Rural 2023. Além de estimular os produtores ao uso de energias renováveis, o espaço mostra os benefícios socioeconômicos que a produção da sua própria energia pode proporcionar.
Coordenado pelo técnico agrícola Paulo Mrtvi, o espaço do RenovaPR conta com profissionais habilitados de empresas integradoras e especializadas. O programa tem apoio do Crédito Rural Incentivado, que apresenta taxas mais baixas para que o agricultor possa implantar fontes de geração de energia a partir de fontes renováveis.
Entre as fontes disponíveis, o produtor pode escolher a geração de energia térmica, de combustível ou elétrica para autoconsumo e, até mesmo, para venda a terceiros. A energia pode ser obtida por meio do biogás ou biometano, solar, eólica ou mesmo com pequenas turbinas hidráulicas. Durante todo o processo de implantação, há o acompanhamento dos profissionais do programa e da empresa responsável. De acordo com os agentes, o Estado já disponibilizou mais de R$ 200 milhões no programa e pretende chegar à adesão de 100 mil unidades até 2030.
Thiego Bitencourt, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.