Estudantes, idosos e pessoas de grupos de inclusão social visitam a Via Rural 2023, na ExpoLondrina, que termina no próximo domingo (dia 16)
A Via Rural é uma atração tradicional da ExpoLondrina. Desde 1995, o espaço de 11 mil metros quadrados tem o objetivo de difundir tecnologias e inovações para o campo, além de promover o desenvolvimento rural sustentável. A visitação da Via Rural é expressiva. Além das famílias visitantes da ExpoLondrina que aproveitam para conhecer o local, diversas excursões escolares visitam o Parque Governador Ney Braga durante os dias da feira.
Nesta 27ª edição da Via Rural, mais de 25 mil estudantes de escolas públicas e privadas, grupos de idosos, de pessoas portadoras de deficiência, pessoas com necessidades especiais e projetos de inclusão devem passar pelo local. Além disso, estão programadas 140 excursões técnicas municipais e de parceiros relacionados à agricultura familiar e 8 mil participantes de eventos e oficinas.
Escolas municipais e estaduais visitam a Via Rural Smart Farm
Para os estudantes, o contato com as unidades desempenha um importante papel no aprendizado. Eloize Soraia, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, de Londrina, afirma que foi a primeira vez que visitou a Via Rural. “O que eu mais gostei foi ver os animais e os insetos vivos, e também pudemos usar o microscópio”, diz a estudante. Ela lembra que a visita “dá uma noção sobre conteúdos que ouvimos na sala de aula”.
A professora de Ciências e Biologia do Colégio Estadual Vani Ruiz Viessi, também de Londrina, Mariana Ribas explica que as visitas dos estudantes também são importantes para o convívio social. Além disso, ela ressalta que o contato direto com os animais, as plantas e os processos biotecnológicos concretiza conceitos que antes estavam apenas no campo da imaginação dos alunos.
Além das crianças, os idosos também marcam presença na Via Rural. Uma excursão saída da cidade de Centenário do Sul, região metropolitana de Londrina, levou idosos do Grupo Viva a Vida. O grupo promove atividades para o bem-estar de pessoas da terceira idade, promovendo lazer e integração social.
Regina Borges, integrante do Grupo Viva a Vida, afirma que é a primeira visita que faz à Via Rural na ExpoLondrina. Para ela, foi possível relembrar os tempos de infância na área rural. “Hoje já vieram várias lembranças, das lavouras de café e dos animais.” Os idosos de Centenário do Sul estavam acompanhados pela professora de educação física e coordenadora do grupo, Flávia Valéria Monteiro.
André Ludwig, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.