Encontro de Mulheres Rurais aborda direitos em sua 8ª edição

Evento teve a participação da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; além de mesa-redonda foram realizadas quatro oficinas


Realizado nesta quinta-feira (13), o 8º Encontro Regional de Mulheres Rurais e Mostra de Artesanato do Paraná abordou  o direito das mulheres que atuam na área rural, com a advogada Iris Soraia Inez. O tema foi debatido na mesa-redonda “Mulheres abrindo espaço”, no período da manhã. 



A mesa-redonda ainda apresentou discussões sobre a “Autoestima e Saúde mental frente às dificuldades do mundo rural", com a psicóloga Lisnéia Rampazzo; e “O papel da extensão rural na valorização, qualidade de vida e geração de renda para as mulheres”, com a coordenadora do projeto Mulheres do Café,  Cíntia Mara de Souza, do IDR-Paraná.


A abertura do encontro, realizado no Recinto Horácio Sabino Coimbra, na programação da ExpoLondrina 2023, teve a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; e da pró-Reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Zilda Freitas de Andrade. 





Na programação do 8º Encontro de Mulheres Rurais, integrantes da comunidade da Terra Indígena Apucaraninha realizaram uma apresentação cultural. O grupo kaingangue conta com um estande na Via Rural. No período da tarde, ocorreram quatro oficinas de artesanato, moderadas pelo IDR-Paraná. As atividades foram divididas em decoração rural, casulos de seda, arranjos florais desidratados e artesanato em bambu. 


Primeira-dama 


Logo após a abertura do evento, a primeira-dama Luciana Saito Massa visitou as unidades da Via Rural. Ela passou pela unidade Café com Qualidade Paraná e conversou com produtoras e responsáveis pelo projeto Mulheres do Café. No roteiro da primeira-dama, o espaço do Turismo Rural, onde aproveitou para tomar café no estande do Café Rural.


A primeira-dama também degustou vinhos, mel e queijos produzidos na região, além de ter conversado sobre o programa do IDR com outras entidades do governo. “Eu sou da zona rural e sei o quanto essa população é carente, esquecida. Fico mais feliz em saber que vocês estão fazendo a diferença na vida de muitas mulheres”, ressalta Luciana Saito Massa.


Thiego Bitencourt, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.