Agricultura sustentável e assessoria ambiental são temas na Via Rural

Atividades são realizadas pela Empresa Júnior Bioma e o projeto Restore, vinculado ao Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Biodiversidade

A Via Rural, realizada na ExpoLondrina 2023, apresenta aos visitantes do evento soluções sustentáveis para a agricultura, técnicas de reflorestamento e um jogo interativo sobre conservação ambiental e reciclagem. O espaço ocupa a unidade 8 da Via Rural e é de responsabilidade dos professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Halley Caixeta de Oliveira e Cláudia Bueno dos Reis Martinez.

O espaço é dividido entre a Empresa Júnior Bioma, que presta serviços de assessoria ambiental e é composta por estudantes de Ciências Biológicas da UEL, e o projeto Restore, vinculado ao Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Biodiversidade. Também são apresentadas pesquisas desenvolvidas na universidade como testes com tipos de pesticidas com menor impacto ambiental.

Atividades são realizadas pela Empresa Júnior Bioma e o projeto Restore, vinculado NAPI Biodiversidade


O visitante da Via Rural tem acesso a maquetes ilustrativas sobre o funcionamento das novas práticas que, aliando tecnologia, pesquisa e produtividade, reduzem impactos ambientais. Além disso, mexilhões e peixes fazem parte da exposição da unidade, que mostra como os pesticidas convencionais são nocivos para a biota, sobretudo quando aplicados próximo a rios e lagos. Biota é o conjunto de seres vivos de uma determinada região.

Maquete ilustrativa


Letícia Paduan Tavares, estudante do curso de Biologia da UEL lembra que, em oportunidades como a realizada na Via Rural, a população pode ter contato com pesquisas importantes desenvolvidas na universidade e que são pensadas para melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente. Para ela, isso desempenha um importante papel na relação entre o conhecimento produzido na academia e a população. 

André Ludwig, estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.