Unidades didáticas favorecem educação e tecnologia


    



Com a temática “Agricultura Sustentável, Transformação, Comercialização e Cultura”, a Via Rural dissemina conhecimento aos visitantes das 39 unidades

João Pedro Conchon

    Uma das principais atrações da ExpoLondrina é a Via Rural. Ocupando 11 mil m² do Parque de Exposição Governador Ney Braga, a Fazendinha como também é conhecida, é um conjunto de métodos e técnicas de extensão rural cujo propósito é a disseminação de conhecimento relacionado ao campo, visando melhorar a tecnologia utilizada pelos produtores da região.
Nesta edição, foram organizadas 39 unidades didáticas com o tema “Agricultura Sustentável, Transformação, Comercialização e Cultura”. Pela Universidade Estadual de Londrina, os coordenadores das unidades estão organizados sob a orientação do professor Paulo Melleti, diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e da professora Patrícia Mendes Pereira, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA).
    Os coordenadores explicam que a unidade didática é um local onde os visitantes encontram profissionais de diversas áreas de atuação, dispostos a ensinar e orientar sobre diversos assuntos. Por meio da disseminação de informações, os objetivos gerais das unidades didáticas são o aumento de renda, a geração de empregos, a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida. Por isso, as unidades não focam apenas na produtividade, mas também questões de sustentabilidade e saúde.
     A professora Patrícia Mendes Pereira comenta que a relação estabelecida entre a Via Rural e a UEL é benéfica para ambas as partes. Segundo ela, para a universidade, é uma forma de estabelecer relações com a sociedade e identificar possíveis demandas. Já para a Via Rural, é um meio de facilitar a organização das unidades didáticas e trazer mais profissionais qualificados para atender os visitantes. 
     Os temas das unidades didáticas são variados, mas há uma preocupação em abordar aqueles que são mais relevantes para a realidade rural do Norte do Paraná. Ao caminhar pela Fazendinha, pode-se encontrar unidades que tratam desde a produção de leite, café e frutas até o tratamento de água, a sustentabilidade ambiental e a prevenção contra animais peçonhentos.
Entre as novidades levadas à feira pela UEL estão a unidade de Saúde na Cidade e no Campo, Diversidade de Insetos e Aracnídeos e Biodiversidade e Conservação. Exemplares que pertencem à UEL estarão em exposição na Fazendinha. São animais empalhados e coleções de insetos.
      A visitação às unidades didáticas é gratuita e está aberta ao público. Elas funcionarão das 8h às 18h, durante a semana; e das 9h às 19h aos sábados e domingos.
A Via Rural foi criada em 1995, é promovida pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Sociedade Rural do Paraná (SRP). A coordenação é realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Prof. e diretor do CCB Paulo Melleti e seus alunos