Projeto de fruticultura expõe variedades exóticas

Unidade didática, na Via Rural, apresenta trabalho do Grupo de Estudos em Fruticultura Tropical e Subtropical da UEL

Manu Soares




O Grupo de Estudos em Fruticultura Tropical e Subtropical da Universidade Estadual de Londrina (Gefruts), que existe desde 2016, realiza atividades de pesquisa e assessoria com pequenos fruticultores da região e conta com uma unidade didática na Via Rural Fazendinha. 

A professora Camilla de Andrade Pacheco (foto), do Centro de Ciências Agrárias da UEL, coordenadora do grupo, ressalta a importância da difusão do conhecimento junto aos visitantes da Via Rural. “É a hora de mostrar os projetos que existem dentro da Fazendo Escola, o que é estudado na universidade e repassar o conhecimento e os benefícios que são gerados para os produtores de fruticultura regional e para a cidade.”

Estão expostos, nessa unidade didática, frutos exóticos como laranja variegada, limão faustrine, cidra mão de Buda, entre outros. Segundo a professora Camilla Pacheco, os frutos foram trazidos do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, da cidade de Cordeirópolis (SP), um dos principais centros de pesquisa em citricultura do país. O centro é parceiro da professora em seus projetos cítricos desenvolvidos na UEL.

 A Via Rural é um programa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e Sociedade Rural do Paraná (SRP). A coordenação e a realização das atividades são do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).