Neagro orienta produção pelo sistema agroflorestal

Núcleo de Estudos em Agroecologia (Neagro), da UEL, ajuda produtores na certificação de produtos orgânicos

Vinicius Eira

Oficina sobre sistemas agroflorestais orienta produtores sobre certificação de produção orgânica. Foto: Vinicius Eira.

Para conceituar o produtor sobre o tipo de plantio agroflorestal, os estudantes de Agronomia João Pedro Delicato e Isabella Sanches, que representam o Núcleo de Estudos em Agroecologia (Neagro), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministraram uma oficina na tarde de hoje (dia 10), na Via Rural Fazendinha. Eles realizaram a atividade sob orientação do engenheiro agrônomo Nilson Ladeia.

A oficina “Produção de sistemas de agroflorestas” é resultado de uma parceria entre a UEL, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento mostrou aos produtores como funcionam os sistemas agroflorestais e os princípios que cercam esse tipo de produção. O sistema agroflorestal busca utilizar uma ampla diversidade de espécies em um mesmo espaço, produzindo em abundância, mas sem renunciar à preservação do ambiente.  

A agrofloresta objetiva ter o menor impacto no meio ambiente, além do plantio de árvores e a procura de um sistema cada vez mais parecido com uma floresta nativa. A oficina foi ministrada a partir dos estudos realizados pelo Neagro. O núcleo é coordenado pelo professor Mauricio Ursi Ventura, englobando as frentes de ensino, pesquisa e extensão.

O Neagro faz parte do programa do governo estadual “Paraná + orgânico”, que foi iniciado em 2009, em uma parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), as instituições estaduais de ensino superior e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

O programa atua na certificação do produtor rural para a comercialização de produtos orgânicos, buscando consolidar o Paraná como referência nacional na área, além de ofertar serviços que estimulem a adoção de inovações tecnológicas para a agricultura orgânica.

O produtor que tem o interesse em migrar para a produção orgânica tem de pagar pelo certificado. Porém, se o produtor entrar em contato com algum núcleo do Neagro, um técnico vai à propriedade e executará ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Após período de adaptação, é realizada uma auditoria para verificar as conformidades e, posteriormente, o produtor recebe o certificado de produção orgânica, sem custos.

O Núcleo da UEL fica na própria universidade, localizada na rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, em Londrina. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone (43) 3371-4725, pelo e-mail neagrouel@gmail.com ou pelo facebook Neagro UEL.